segunda-feira, 4 de março de 2013

Notícias da Mimosa – 01/2013

Notícias da Mimosa – 01/2013
Boletim de Divulgação – Periodicidade mensal
Camaquã, 18 de fevereiro de 2013.

Histórico:
Fundada em 1982 pelas Sras. Siene Gomes Dull, Íris Vezzani Peres e pelo Sr. Francisco Rosales, em parceria com a SME, a Creche Mimosa torna-se em 2010 Escola Municipal de Educação Infantil Mimosa. Assim, é mantida pela Prefeitura Municipal, cujo Prefeito é o Sr. João Carlos Fagundes Machado, no âmbito da Secretaria Municipal da Educação, que tem, como titular a Profa. Jussara da Rocha Jacquês e como adjunto o Prof. Gelson Gouvêa, em parceria com o Centro Espírita Tereza de Jesus, que tem como Presidente a Sra. Maria da Graça Leite Berta.
A Mimosa, que se dedica há 30 anos à educação infantil em nosso município, acolhe 66 crianças, atendidas, 3 professoras, 3 monitoras, 5 funcionários e equipe diretiva.


Filosofia:
A Mimosa tem como comprometimento fundamental incorporar de maneira integrada as funções de educar e cuidar. Ao fazê-lo, estará proporcionando às crianças o convívio com as diferenças (de gênero, classes, religiões, etnias, culturas...) exercitando a tolerância (não o conformismo), a solidariedade, a cooperação, o desenvolvimento das competências relativas à expressão corporal, comunicação, pensamento matemático, ética, estética e a valorização do meio em que vive, concomitantemente com a construção de uma identidade autônoma e cidadã.
Permanece atenta às crianças, auxiliando-as na resolução de seus problemas numa concepção não-assistencialista, mas na perspectiva de contribuir para a formação de crianças felizes e saudáveis.



Horários de entrada e de saída das CRIANÇAS:
Turno da MANHÃ:
entrada: das 7h 30min. às 8h 30 min.
saída: das 11h 15 min. às 11h 30 min.

Turno da TARDE:
entrada: das 13h 30 min. às 13h 45 min.
saída: das 17h às 17h 30 min.

Solicitamos aos Pais e Mães que observem os horários acima que são os de atendimento das crianças, ligados aos horários de trabalho das professoras.


Atividades – FEVEREIRO

Dia:
18 e 19 – Entrevistas com os Pais e Mães.
20 –
9h - Aula Inaugural da Rede Municipal no auditório da Escola Pastor Dohms.
14h – Reunião administrativo-pedagógica.
21 – Início das atividades com as crianças.


21/2 a 1º/3 – Período de inserção das crianças ao ambiente e comunidade escolar.

Atividades – MARÇO
14 – Festa de Boas-Vindas
27 – Festa de Páscoa
29 – Feriado


Projetos:
Minha Escola é a Mimosa

Período: 4 a 15/3
Culminância: Festa de Boas-vindas


Chegou a Páscoa

Período: 18 a 28/3
Culminância: Festa de Páscoa


Algumas informações sobre o processo de inserção:
1 - A decisão de colocar seu filho na Escola deve resultar de atitude pensada, consciente e segura.
2 - A vinda da criança para a Escola deve ser preparada; entretanto, evite longas explicações para ela, pois isso pode despertar suspeitas e insegurança.
3 - A separação, apesar de necessária, é um processo doloroso tanto para a criança quanto para a mãe, mas é superado em pouco tempo.
4 - Cuidados devem ser tomados nesse período de inserção em relação à: troca recente de residência, retirada de chupeta ou fraldas, troca de mobília do quarto da criança, perda de parente próximo ou de animalzinho de estimação.
5 - O choro na hora da separação é frequente e nem sempre significa que a criança não queira ficar na Escola.
6 - A ausência do choro não significa que a criança não esteja sentindo a separação. Não force com violência e ansiedade a criança a ficar na Escola.
7 - Comentários sobre a inserção da criança devem ser evitados na presença dela.
8 – Os Pais devem entregar a criança à educadora, colocando-a no chão e incentivando-a a ficar na escola. Não é recomendável deixar a professora com o encargo de retirar a criança do colo da mãe.
9 - Nunca saia escondido de seu filho/a. Despeça-se naturalmente.
10 - A sala de atividades é um espaço que deve ser respeitado e sua presença nela, além de dificultar a compreensão da separação, fará as outras crianças cobrarem a presença de suas mães.
11 – A criança deve ser incentivada a procurar a ajuda da professora quando necessitar algo para que crie laço afetivo com ela.
12 – A professora atende às crianças em grupo, procurando distribuir sua atenção, igualmente, promovendo a integração da criança.
13 - Se os pais confiam na Escola, sentirão segurança na separação e esse sentimento será transmitido à criança, que suportará melhor a nova situação.
14 - O período de inserção varia de criança para criança; é único e deve ser avaliado individualmente.
15 - Interrogatórios sobre o dia da criança na Escola são desaconselháveis.
16 - Algumas regressões de comportamento podem ocorrer durante o período de inserção, assim como alguns sintomas psicossomáticos (febre, vômitos etc.).
17 - É comum verificar-se nessa fase uma ambivalência de sentimentos. O desejo de autonomia da criança e a necessidade de proteção ocorrem simultaneamente.
18 - Cuidado com a aparente inserção. Os pais devem respeitar o período estabelecido pela Escola.

Avisos importantes:

Material didático:
Não há lista de material na Escola; os materiais utilizados pelas crianças são providos pela Secretaria Municipal da Educação.

Alimentação:
A Mimosa oferece às crianças café da manhã e almoço para as crianças do turno da manhã e lanche e jantar para as crianças do turno da tarde; o cardápio é elaborado por nutricionista da Secretaria Municipal da Educação e atende as necessidades nutricionais das crianças; por essa razão não se permite lanche trazido de casa.

Festa de Natal - turno:tarde

Festa de Natal - turno: manhã

Festa de Despedida dos Amigos e Amigas do Pré II

PRÉ II